Universo Psi nos cinemas!

tres_filmes

Bons sinais: três filmes atualmente em cartaz nos cinemas do Brasil têm a psicanálise como tema central de suas histórias, oferecendo uma rica – e nem tão comum assim – oportunidade para todos aqueles que se identificam e/ou trabalham com o universo Psi acessarem novas maneiras de interagir com a questão.

A loucura entre nós, é claro, é um deles, e traz reflexões de pessoas que tentam restabelecer seus laços com a sociedade após passagens pelo hospital psiquiátrico Juliano Moreira, em Salvador. O documentário de Fernanda Fontes Vareille vem recebendo ótimas críticas tanto de psicanalistas quanto da imprensa e mantêm-se em várias cidades brasileiras após surpreendentes sete semanas de exibição! Nesse blog, inclusive, o filme criou capítulos temáticos para ampliar o debate e a pesquisa sobre temas que dialogam com o filme, através de entrevistas exclusivas e dicas de filmes, leituras e reportagens. Acesse o material completo nesse link!

Outro documentário que acaba de estrear nos cinemas brasileiros é Hestórias da Psicanálise – Leitores de Freud, com roteiro e direção de Francisco Ronald Capoulade Nogueira. O filme parte da obra de Sigmund Freud para entrevistar diversos profissionais que usam suas teorias e pensamentos para tratar de cultura, história, traduções, identidades e linguagem. São acadêmicos de todo o mundo –  principalmente do Brasil – que oferecem novos pensamentos e caminhos para o grande corpo de escritos científicos do austríaco.

O terceiro filme é o único de ficção: Nise – O Coração da Loucura, de Roberto Berliner. Baseado na vida da Dra. Nise da Silveira, narra seu caminho para propor uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia dos hospitais psiquiátricos brasileiros. Como seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, resta a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte. Nise – O Coração da Loucura também caiu nas graças do público é um dos recentes sucessos do cinema nacional.

Nos três casos, são reveladas subjetividades que permeiam a psicanálise, com discussões que estão além do campo psicanalítico. Assim, os três filmes podem – e devem – ser vistos por todos, mesmo aqueles que não possuem uma relação direta com as histórias mostradas. Afinal, existe alguém que pertença realmente a essa categoria…?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s